sexta-feira, 25 de março de 2011

Eclipse Solar


Componentes: Marco Antônio, Eduardo Biolchi, Valdir Jr, Roberto Mansur e Bruno Silveira. 

A Lua oculta a luz do Sol:

O eclipse solar é um fenômeno de alinhamento de corpos celestes. Ele ocorre quando a Lua alinha-se entre o Sol e a Terra, ocultando a luz do Sol numa estreita faixa terrestre. Para que ocorra um eclipse solar é necessário que a Lua esteja exatamente entre a Terra e o Sol. A Lua, no entanto, se move na órbita do nosso planeta em um ângulo de aproximadamente 5 graus em relação ao plano da Terra com o Sol. Isso faz com que a Lua atravesse o plano orbital da Terra somente duas vezes ao ano, o que torna o eclipse solar um fenômeno relativamente difícil de ser visto. Se nosso satélite girasse no mesmo plano da órbita terrestre haveria eclipses todos os dias de Lua Nova. Como isso não acontece, é preciso que a Lua Nova coincida com a passagem pelos nodos, que são os pontos de intersecção do plano da órbita da Terra com o plano da órbita lunar. Outros fatores contribuem para diminuir a chance de vermos um eclipse solar. Primeiro, a Lua é cerca de 49 vezes menor que a Terra e sua sombra é incapaz de envolver todo o planeta. Assim, durante um eclipse solar, uma sombra com cerca de 160 km de largura e 600 km de comprimento cobre apenas uma estreita faixa da superfície terrestre - e somente as populações situadas nesse trecho da Terra têm a oportunidade de assistir a esse fenômeno celeste. Em segundo lugar, à medida que a Terra gira, a sombra da Lua cobre o planeta com uma velocidade de aproximadamente 1.800 km/h, motivo pelo qual um eclipse total do Sol não dura mais do que 7 minutos e 40 segundos. A distância da Lua em relação à Terra determina a quantidade de luz do Sol que é interceptada, bem como a largura da penumbra e da escuridão total. Durante a totalidade de um eclipse solar, ou seja, enquanto o disco da Lua cobre totalmente o disco do Sol, o céu fica bastante escuro, como se fosse o início da noite, e podem ser vistas algumas estrelas mais brilhantes. Conforme a Lua continua em sua órbita, ela vai descobrindo o Sol - e a luz solar volta a iluminar a Terra.
Tipos de eclipse solar:
Como a sombra da Lua possui duas partes - uma região central (umbra) e uma região externa (penumbra) -, pode-se dividir os eclipses solares em três subtipos, dependendo de qual parte da sombra atinge determinada região:
  Eclipse Solar Total - esse tipo de eclipse acontecerá quando o tamanho aparente da Lua for maior que o Sol. Nesse caso, o alinhamento entre o Sol, a Lua e a Terra produz uma região sem luz solar na superfície terrestre.
  Eclipse Solar Anular - esse tipo de eclipse ocorre quando a Lua está mais distante da Terra e seu tamanho aparente é menor que o tamanho aparente do Sol, ou seja, a Lua não cobre totalmente o Sol. No auge do eclipse, observa-se um anel luminoso em volta da Lua, que nada mais é do que o próprio Sol.
  Eclipse Solar Parcial - ocorre quando o alinhamento entre o Sol e a Lua não atinge a superfície terrestre; o céu pode escurecer levemente, dependendo de quanto o disco solar for encoberto.
Periodicidade dos eclipses:
A freqüência dos eclipses depende de três fatores: 1) da posição entre os planos orbitais da Lua e da Terra; 2) da posição da Lua ao longo de sua órbita, em termos de sua proximidade ou coincidência com os pontos nodais; e 3) da distância entre a Terra e a Lua. Todos esses fatores influem no desenho da órbita da Terra em torno do Sol e da órbita Lua em torno da Terra. E todos eles, sem esquecer do ângulo de aproximadamente 5 graus que há entre a órbita da Lua e a da Terra, atuam na periodicidade dos eclipses solares. Assim, no período de um ano podem ocorrer:
  No mínimo 2 eclipses solares e 2 lunares;
  3 eclipses solares e 2 lunares;
  4 eclipses solares e 2 (ou 3) lunares;
  5 eclipses solares e 2 lunares.

Antes que os eclipses voltem a ocorrer na mesma ordem do período anterior, há um intervalo de 18 anos, 11 dias e 8 horas (durante o qual os eclipses continuam ocorrendo). Esse período é denominado de Período de Saros. A palavra "saros" vem do grego e quer dizer "repetição". Ou seja, após um período de 18 anos, 11 dias e 8 horas (ou cerca de 6585,5 dias) Sol, Terra e Lua retornam, aproximadamente, às órbitas do ciclo anterior, fazendo com que os eclipses voltem a ocorrer numa mesma seqüência (mas não no mesmo lugar). Durante um Período de Saros acontecem, no total, 70 eclipses, sendo 41 solares e 29 lunares. Para que um eclipse total do Sol volte a ocorrer num mesmo lugar são necessários, aproximadamente, 360 anos.

A Experiência:

Para a experiência construímos um Sol envolvido com papel de seda e papel celofane, a lua e a terra foram feitas com bolas de isopor e suspensas com barbante penduradas no teto. Com uma lâmpada posta no Sol apontamos a luz em direção a lua, que cobria a terra dando assim a idéia de um eclipse solar como pode ser visto na foto no começo do post.

30 comentários:

  1. O bom desse tipo de esperiência é que podemos visualizar bem o que acontece com os corpos celestes durante um eclipse. Assim , podemos lembrar claramente a posição deles , que neste caso é Sol - Lua - Terra , onde a Lua acaba cobrindo o Sol.
    Foi bom também , ouvir as explicações do grupo sobre a frequência em que ocorrem os eclipses , os tipos , e até mesmo , de como nos prevenir ao observar um eclipse , porque olhar diretamente ou por muito tempo, acaba causando problemas à nossa visão.
    O grupo fez um excelente trabalho , e a estrutura feita como Sol foi muito bem projetada.

    ResponderExcluir
  2. Wiliam Carvalho:

    Achei a apresentação do grupo muito boa, pois todos leram e o assunto foi bem distribuído entre os componentes, deu para visualizar bem, pois eles fizeram o trabalho em uma grande dimensão. A apresentação mostrou bem como acontece, quais os cuidados que devem ser tomados e a diferença na posição dos astros em relação a um eclipse lunar. Eu pessoalmente ainda não visualizei um eclipse solar, mas agora já sei exatamente como ele ocorre. O eclipse solar ocorre quando a lua fica entre o sol e a terra encobrindo os raios solares, impossibilitando eles de chegar à superfície terrestre.

    ResponderExcluir
  3. Agora eu sei mais completo o que é um eclipse solar, pois nunca visualizei um, aprendi como ele ocorre, entre os integrantes do grupo, foi muito boa a apresentação os integrantes souberam explicar o assunto de acordo, os acessórios usados na apresentação também estavam bem legal.

    ResponderExcluir
  4. Franciely

    O experimento dos meninos foi bem criativo principalmente da maneira que fizeram o Sol.
    Certamento ficou muito bem explicado o que seria o eclipse Solar e como ele ocorre ,ficou entendido que o eclipse Solar é um fenÔmeno raro seria um alinhamento, quando a lua se interpõe entre a Terra e o Sol tapando completamente a sua luz que seria o eclipse total,mais não existe só este tipo de eclipse existe também o anular que seria quando o anel da luminosidade solar pode ser vista ao redor da Lua isto acontece quando o vértice do cone de sombra da Lua não esta atingindo a superfície da Terra, isto pode acontecer quando a Lua estiver perto do apogeu.Existe também o parcial somente uma parte do Sol é tapada pelo disco lunar.Foi citado no experimento também quando ocorre os riscos para os olhos e muito mais um experimento bem interessante.

    ResponderExcluir
  5. Débora Carvalho
    O trabalho foi interessante, podemos perceber que os componentes do grupo se empenharam para apresentação, pois apresentaram várias informações do eclipse, com esse tipo de trabalho podemos adquirir mais conhecimentos e fixá-los, pois a pesquisa feita por nossos colegas traz curiosidades que não obtivemos dentro de sala de aula!

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. lidiane schmidt

    Bom, o trabalho dos guris chamou muita atençao pois aprendi muitas coisas tais como
    que o eclipse solar é o alinhamento dos corpos celestes ou seja a lua fica entre a terra e o sol parecendo assim que a lua sumio ficando assim apenas seu contorno.
    A lua projeta a sombra (eclipse total) e a penumbra (eclipse parcial)
    O eclipse solar ocorre somente durante a face da lua nova e ocorre dentre os tempos de 18 anos 11 dias e 8 horas.

    O trabalho estava muito bom !!!

    ResponderExcluir
  9. Esse experimento, demonstro muito bem a curiosidade que todos temos. De como ocorre um eclipse solar, e com a explicaçao e a maquete feita pelo grupo, a compreemçao dos alunos foi facilitada . . .

    ResponderExcluir
  10. Este foi um bom trabalho realizado pelos alunos da turma 32a, que explicava o eclipse solar, de modo que podemos entender o acontecimento feito pelo alinhamento entre os corpos celestes na seguinte ordem: sol, lua e terra. Projetando na terra uma sombra ou eclipse total e envolta da sombra uma sombra um pouco mais clara chamada de penumbra ou eclipse parcial. Este efeito não acontece com muita frequência, demora aproximadamente 18 anos, 11 dias e 8 horas e só acontece na fase da lua nova.

    ResponderExcluir
  11. Fabiane

    Bom, o trabalho dos guris ficou muito bom, eles conseguiram representar bem o Eclipe Solar, eles conseguiram explicar bem as dúvidas dos colegas entre a diferença do Eclipe Solar e o Lunar onde o eclipe solar é o contrário do Solar.
    Eles explicaram bem o conteúdo, eu gostei.

    ResponderExcluir
  12. Na experiência realizada pelos nossos colegas mostra muito bem o sol, a lua e a terra alinhadas formando o eclipse solar. O eclipse solar ocorre durante a fase da lua nova e com intervalos de 18 anos 11 dias e 8 horas.

    ResponderExcluir
  13. Bruna Fries:
    Eclipses do Sol acontecem quando a Lua alinha-se com o Sol e a Terra, mas devido à orbita elíptica da Lua, nem sempre o Sol é totalmente coberto pela Lua.Um eclipse do Sol pode ser visto apenas em um ponto da Terra, que move-se devido à rotação da Terra e da traslação da Lua. Eclipses totais do sol são eventos relativamente raros. Apesar deles ocorrerem em algum lugar da Terra, a cada dezoito meses, é estimado que eles recaem (isto é, duas vezes) em um dado lugar apenas a cada trezentos ou quatrocentos anos. Após um longo tempo esperando, eclipse total do Sol dura apenas alguns minutos, dado que a umbra da Lua move-se leste a mais de 1700 km/h. Escuridão total não dura mais que 7 minutos e 40 segundos. A cada milênio ocorrem menos que 10 eclipses totais do Sol que ultrapassam mais de 7 min de duração. A última vez que isso aconteceu foi em 30 de junho de 1973, e a próxima está a acontecer apenas em 25 de junho de 2150. Para os astrônomos, um eclipse total do Sol é uma rara oportunidade de observar a coroa solar (a camada externa do Sol). Normalmente, a coroa solar não é visível a olho nu devido ao fato que a fotosfera é muito mais brilhante do que a coroa solar.

    ResponderExcluir
  14. O trabalho foi muito interessante, pois o Eclipse Solar é algo que acontece há muito tempo e ainda assim algumas pessoas não sabem corretamente o tempo que ocorre, em que período, a causa, etc.
    Elaboraram bem o trabalho e tiraram todas as dúvidas dos colegas. Muito bom.

    ResponderExcluir
  15. O trabalho foi bem bolado, os responsáveis pelo trabalho explicaram bem como acontece o eclipse solar, a lua alinha-se com o sol ficando a frente da terra, só da para perceber o fenômeno no lado dia da terra, onde o sol está tocando, fazendo com que a lua venha à frente da terra e causando uma sombra sobre uma parte da terra. O grupo também falou dos tipos de eclipse solar que são; eclipse solar total, eclipse anular e eclipse parcial. O trabalho foi bem criativo com os planetas penduradas dando uma noção como acontece o eclipse solar.

    ResponderExcluir
  16. No trabalho do grupo eu fiquei surpresa em saber que existem tipos de eclipses solares, e que, ele acontece apenas em lua cheia. Na experiência, como ocorre o fenômeno foi muito bem explicado e foi compreendido.

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Cláudia.

    Gostei muito do trabalho, o assunto foi bem esclarecido, pude entender bem as fases do eclipse, pois até então nem sabia que tinha mais de um tipo, e nem o que era umbra e penumbra.

    ResponderExcluir
  19. gostei bastante do trabalho, os meninos conseguiram deixar bem claro o que eclipse solar, que é quando a Lua alinha-se entre o Sol e Terra, cobrindo assim quase toda luz do Sol,também foi interessante saber que existem 3 tipos de eclipse solar e também ter um pouco de noção dos períodos em que acontecem.

    ResponderExcluir
  20. no trabalho eclipse solar podemos analisar que ocorre quando a lua alinha-se entre o sol e a terra cobrindo os raios solares e não permetindo de penetrar na terra.
    gostei muito do trabalho e a partir de hoje, quando acontecer um eclipse solar,ja vou saber destinguir de um dia qualquer.

    ResponderExcluir
  21. Greyce:
    O trabalho dos meninos ficou bem parecido com o real, eles fizeram o sol, a lua, e a terra respectivamente. Isso ficou bem interessante eles souberam explicar o conteúdo com bastante facilidade, para que nós alunos entendêssemos bem.

    ResponderExcluir
  22. A experiência foi muito bem elaborada e criativa, deixando bem claro o que é eclipse solar, que é quando a Lua alinha-se entre o Sol e Terra, cobrindo assim quase toda luz do Sol, é um fenômeno de alinhamento de corpos celestes. Foi bem interessante descobrir que existem três tipos de eclipse solar, e saber a freqüência em que eles ocorrem, e que se olharmos diretamente, pode causar problemas na visão.

    ResponderExcluir
  23. Treici A Adão
    foi um trabalho muito interessante podemos perceber bem como ocorre o e Eclipce solar,
    esse eu nunca vi mas gostei muito de saber como ele é e como ocorre

    ResponderExcluir
  24. O trabalho foi bem explicado e o Sol ficou bem legal. Bem elaborado e criativo foi possivel observar bem o eclipse e como ocorre.

    ResponderExcluir
  25. Gostei muito de aprofundar meus conhecimentos sobre o Eclipse Solar

    ResponderExcluir
  26. Catieli Oliveira..
    Gostei muito do trabalho dos meninos, pois atravéz dele compreendi o que é eclipse solar e como acontece.

    ResponderExcluir
  27. Rodrigo:
    Ficou bom, muito criativo e com uma proporção mais facil de entender este fenomeno acontecido pelos corpos celestes.

    ResponderExcluir
  28. sabiam o que falavam e mostraram corpos celestes muito bem feitos. um pouco exagerado o tamanho, mas passaram o que era necessário e um pouco mais.

    ResponderExcluir
  29. Rafael (escrito por ele postado por Francine)

    estudaram e aprenderam o conteúdo conseguindo, assim passar o assunto. Sol, Terra e Lua bem confeccionados.

    ResponderExcluir
  30. No trabalho de eclipse solar pude ver a umbra e penumbra e descobri tambem as fases do eclipse.

    ResponderExcluir