quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Galena


O rádio de galena é um dos receptores mais simples de modulação AM que se pode construir. Ele utiliza as propriedades semicondutoras do mineral galena, um dos primeiros semicondutores utilizados, ou seja, antes do germânio e silício. Ele demanda uma antena de grande extensão (tipicamente 15 m de fio cru, um circuito ressonante, formado por uma bobina em um capacitor, em que um deles é variável) vide indutor variável e capacitor variável sintonizado na freqüência AM de interesse, passando por um circuito retificador (formado pelo diodo de galena) associado com um circuito "passa-baixa" do tipo RC (resistor-capacitor), que filtra as altas freqüências. O sinal, sintonizado, retificado e filtrado é transmitido diretamente a um transdutor de alta impedância do tipo transdutor de cristal como monofone (alto-falante). O rádio de galena não necessita de fonte externa de energia para produzir som audível no monofone: toda a energia é captada pela antena de grandes dimensões, tipicamente de 1/2, 1/4 e 1/8 do comprimento de onda a ser sintonizado.
Ele foi muito utilizado antigamente por pessoas que não tinham energia elétrica em suas residências e pela facilidade de se encontrar as peças, diferente de hoje, sendo muito difícil a obtenção das mesmas. Com isso, o rádio de galena foi conquistando milhares de pessoas ao longo dos anos que se encantaram com seus recursos.



No ano de 1863 quando, em Cambridge - Inglaterra, James Clerck Maxwell demonstrou teoricamente a provável existência das ondas eletromagnéticas. James era professor de física experimental e a partir desta revelação outros pesquisadores se interessaram pelo assunto. O alemão Henrich Rudolph Hertz (1857-1894) foi um deles.

O princípio da propagação radiofônica veio mesmo em 1887, através de Hertz. Fez saltar faíscas através do ar que separavam duas bolas de cobre. Por causa disso os antigos "quilociclos" passaram a ser chamados "ondas hertzianas" ou "quilohertz".

Postado por: Christini



25 comentários:

  1. Provavelmente essa parte do trabalho foi a mais dificil. Mas foi a melhor, principalmente, por ter funcionado! Depois de vários testes e ajustes pude ouvir a rádio.Foi uma experiência unica.

    ResponderExcluir
  2. Rádio de galena muito interessante, era utilizado antigamente, e como ter certeza que funciona?Só fazendo um e foi isso o projeto que fizemos e funcionou.

    ResponderExcluir
  3. Franciely

    Achei muito interessante está experiencia com a galena pois os próprios alunos tiveram contato com a confecção, tornando ainda mais satisfatório por ter funcionado.

    ResponderExcluir
  4. Bruna Fries


    Achei a galena muito interessante, através dela podemos ouvir a rádio. OBS: Todos conseguiram escutar menos eu.

    ResponderExcluir
  5. A galena foi um projeto muito legal, pois envolveu muito trabalho do grupo para funcionar. Após vários testes foi possível escutar o radio!!

    ResponderExcluir
  6. Djulhan
    bom com essa etapa do trabalho conseguimos ter um contato maior pois as experiencias sempre fazem com que nós vejamos de maneira divertida o que aprendemos lendo um livro.

    ResponderExcluir
  7. A galena, deu bastante trabalho ao grupo, pois alem de ser muito difícil conseguir as peças necessárias para sua confecção, o sinal é um pouco fraco, e eu confesso que não pude ouvir nada na hora em que olhei, mas deve ter sido azar pois logo em seguida ela funcionou bem.

    ResponderExcluir
  8. O grupo se esforçou para conseguir seu objetivo, que era fazer a galena funcionar e eu tive essa oportunidade de ver e ouvir. muito bom.

    ResponderExcluir
  9. Eu fui um dos componetes que fizeram com que a galena entrasse em funcionamento , foi difícil , mas conseguimos , mesmo o sinal sendo um pouco fraco deu para ouvir com clareza o que ela emitia.

    ResponderExcluir
  10. Jéssica Klein
    O Rádio de galena, foi muito interessante. Eu não conhecia esse rádio, e com nessa etapa pude aprender e entender para que antigamente era criado. Foi bem difícil, mas depois quando deu certo, tive oportunidade de ouvir e gostei bastante.

    ResponderExcluir
  11. Muito interessante esse trabalho, pois muitas pessoas, assim como eu, desconheciam esse tipo de rádio.
    Através de materiais simples se pode criar um rádio como este.
    Foi muito legal ver que o trabalho foi um sucesso, pois conseguimos escutar várias estações de rádios através deste antigo método.

    ResponderExcluir
  12. Rafael
    achei muito interessante esse experimento serviu nos mostrar como podemos ouvir uma transmissão d e rádio de forma bem diferente da utilizada hoje.

    ResponderExcluir
  13. Caroline Acauan

    achei a galena incrível, eu já tinha visto em filme, porque antigamente principalmente em lugares mais afastados a galena era muito usada. e hoje em dia com tanta tecnologia é bem difícil ver uma.

    ResponderExcluir
  14. Roberto Mansur

    Achei que não íamos conseguir montar a Galena, as peças eram muito difíceis de serem encontradas. Mas o aluno Valdir conseguiu as peças necessárias. Na minha vez não consegui ouvir muito bem, mas logo após conforme relatos de colegas ela funcionou perfeitamente! Bom experimento.

    ResponderExcluir
  15. Essa foi a etapa do trabalho mais cansativa, além de montar a galena que já é difícil para escutar alguma coisa nela foi muito difícil, uma hora pegava outra hora não pegaga, mas ela ficou demais, e na hora pegou, isso é o que importa.

    ResponderExcluir
  16. O meu grupo ficou responsável pela construção da galena, foi bem complicado de acharmos os materiais, e até acharmos o jeito certo de montar também. Depois de pronta, ela não pegava muito bem, além de ser muito baixo o som, mas achei muito interessante saber que há outros meios antigos que nós não conhecemos,é sempre bom levar esse conhecimento para as pessoas.

    ResponderExcluir
  17. Adorei essa experiencia de fazer parte do grupo da galena, foi bem interessante. Eu consegui escutar diversas vezes apesar do som sair bem baixinho. Dava pra identificar um cara falando. Foi bem legal!

    ResponderExcluir
  18. Andressa Ferri:

    A mais difícil das partes do trabalho, pois foi muito difícil reunirmos as peças necessárias para montarmos a galena, mas funcionou! Ficou bem bacana!

    ResponderExcluir
  19. Diego:

    Esta parte foi muito intereçando, pois a montagem da galena foi dificil, mas fora isso foi muito bom, funcionou .

    ResponderExcluir
  20. Rodrigo:

    A montagem da galena foi muito dificil pois era ruim de achar as peças para monta-la, mas depois de coneguir elas, conseguimos escutar.

    ResponderExcluir
  21. A galena, boa apesar de complicada e um pouco ultrapassada,funciona muito bem, conseguimos sintonizar algumas estações, escutando o que estava sendo passado na programação, o aluno Valdir se empenhou bastante junto a outros colegas, fazendo um bom trabalho, no início estava um pouco complicado de sintonizar, mas depois fluiu e o trabalho obteve sucesso. Bom trabalho .

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. Lucas Morbach:
    A galena foi um dos trabalhos mais interessantes que tivemos, pois escutamos a galena tocar emissoras de rádio. sem duvida foi o que mais interajimos

    ResponderExcluir
  24. A galena foi muito dificil de fazer na no final de tudo serto ela funcionou direito...

    ResponderExcluir
  25. Lidiane Schmidt

    Esta etapa do trabalho foi a mais desafiadora pois alem de ter sido difícil encontrar os matérias necessários, não se tinha a total certeza de que iria dar certo.Mas graças ao desempenho da turma 32a o radio de galena

    ResponderExcluir