sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Apresentações nas Escolas do Municipio

A ultima etapa do trabalho , foi a realização de uma palestra realizada pelos alunos nas escolas. Foram escolhidas três escolas : Tiradentes, Manoel Mendes e Norberto. 
A apresentação na escola Tiradentes foi dia 24/08/11 no turno da manhã.



No dia 25/08/11 foi a vez da escola Manoel Mendes , no turno da manhã.


 E por ultimo, no dia 25/08/11 a tarde na escola Norberto.


Para isso utilizamos um slide, um painel e criamos uma dinâmica , onde cada turma se separava em dois grupos , estourava um balão e respondia a questão dentro do mesmo.Utilizamos também o disco de Newton e no final da palestra cada aluno escreveu um comentário sobre a apresentação.







  Postado por: Christini.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Galena


O rádio de galena é um dos receptores mais simples de modulação AM que se pode construir. Ele utiliza as propriedades semicondutoras do mineral galena, um dos primeiros semicondutores utilizados, ou seja, antes do germânio e silício. Ele demanda uma antena de grande extensão (tipicamente 15 m de fio cru, um circuito ressonante, formado por uma bobina em um capacitor, em que um deles é variável) vide indutor variável e capacitor variável sintonizado na freqüência AM de interesse, passando por um circuito retificador (formado pelo diodo de galena) associado com um circuito "passa-baixa" do tipo RC (resistor-capacitor), que filtra as altas freqüências. O sinal, sintonizado, retificado e filtrado é transmitido diretamente a um transdutor de alta impedância do tipo transdutor de cristal como monofone (alto-falante). O rádio de galena não necessita de fonte externa de energia para produzir som audível no monofone: toda a energia é captada pela antena de grandes dimensões, tipicamente de 1/2, 1/4 e 1/8 do comprimento de onda a ser sintonizado.
Ele foi muito utilizado antigamente por pessoas que não tinham energia elétrica em suas residências e pela facilidade de se encontrar as peças, diferente de hoje, sendo muito difícil a obtenção das mesmas. Com isso, o rádio de galena foi conquistando milhares de pessoas ao longo dos anos que se encantaram com seus recursos.



No ano de 1863 quando, em Cambridge - Inglaterra, James Clerck Maxwell demonstrou teoricamente a provável existência das ondas eletromagnéticas. James era professor de física experimental e a partir desta revelação outros pesquisadores se interessaram pelo assunto. O alemão Henrich Rudolph Hertz (1857-1894) foi um deles.

O princípio da propagação radiofônica veio mesmo em 1887, através de Hertz. Fez saltar faíscas através do ar que separavam duas bolas de cobre. Por causa disso os antigos "quilociclos" passaram a ser chamados "ondas hertzianas" ou "quilohertz".

Postado por: Christini



Camapanha de Esclarecimento sobre os Perigos das Radiações


Postado por: Christini

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Palestra


A palestra ocorreu no dia 8 de agosto, na Câmara de Vereadores de Imbé. Contou com a presença da Doutora Lizie Kunde e da técnica em radiologia Michele.
A palestra teve inicio às 15 horas e foram abordados e discutidos temas como: ''o que são as radiações'' , ''os danos e beneficios que podem trazer na vida das pessoas'' , ''meios que transmitem radiações'' , ''o que faz um técnico em radiologia'' e ''qual é o papel do médico em tudo isso''.
Participaram como ouvintes as turmas da tarde 23 e 33 , juntamente com o professor Julio.








  Postado por: Christini.

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Espectro Eletromagnético

O espectro eletromagnético é definido como sendo o intervalo que contém todas as radiações eletromagnéticas que vai desde as ondas de rádio até os raios gama.
As ondas eletromagnéticas, geralmente, se diferem uma das outras quanto ao valor da frequência de propagação e quanto à forma que são produzidas; como por exemplo: os raios ultravioleta, emitidos por átomos excitados, possuem frequências superiores às da região visível do ser humano. Esses raios são denominados radiação ultravioleta.



Utilizamos materiais simples para montar o trabalho , como papel cartão e lâminas. Em cada 'cartão' feito explicamos um tipo de radiação , o seu nivel de ionização e a frequência , como mostra os exemplos a seguir : 



Postado por: Christini

Tipos de Radiação

A primeira parte do trabalho foi criado com idéia de mostrar as pessoas os objetos que liberam os diferentes tipos de radiação. O trabalho foi realizado duas vezes. Com a falta de tempo , pouca gente pôde ajudar, mas no dia da apresentação quase toda a turma participou.



Depois da avaliação do professor , refizemos o trabalho durante o recreio, usando os mesmos materiais e colocamos em exposição.





Enfim, fizemos um 'microondas' para representar as Micro Ondas; um teclado e um mouse para representar a Frequência Muito Baixa; um celular para representar as Ondas de Rádio; um óculos para representar a Radiação Ultravioleta; uma folha de raio x para representar o Raio X; uma antena para representar a Frequência Extremamente Baixa; fizemos um 'sol' para representar a Luz Visivel e a Radiação Infravermelho e por ultimo , temos uma imagem dos Raios Gama.

Postado por: Christini